28 de agosto tem eleição para escolha de Conselheiro Federal

A eleição para escolha de Conselheiro Federal efetivo e suplente será no dia 28 de agosto. A votação será apenas presencial, das 8h às 20h, na sede do CRM – RR.

Duas chapas concorrem ao pleito: Projeto Dignidade Médica (Carlos Patrick Araújo da Silva e Samir de Araújo Xaud) e Ética e Compromisso (Domingos Sávio Matos Dantas e Nazareno Bertino Vasconcelos Barreto).

As normas pertinentes ao processo eleitoral estão disponíveis no site do Conselho Federal de Medicina (www.portalmedico.org.br) e no site www.crmrr.org.br, do CRM – RR.

O voto é obrigatório e secreto para os médicos que estejam em gozo de seus direitos políticos e profissionais, inscritos primária ou secundariamente no CRM – RR, e quites com o pagamento de suas anuidades. Para as pessoas com mais de 70 anos é facultativo.

Será aplicada a multa prevista em lei para o médico que não votar, salvo justificativa ou impedimento a ser declarado até 60 dias após o encerramento da eleição. Já, o medico inscrito em mais de um Conselho Regional deverá votar em pelo menos um deles.

O mandato para conselheiro federal, efetivo e suplente tem duração de cinco anos e é meramente honorífico. A posse dos candidatos eleitos acontecerá no dia 1º de outubro em Brasília, na sede do CFM.